Agosto Dourado - Saiba o significado e a importância
Estamos em plena Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para marcar e enfatizar ainda mais a importância do ato que salva vidas, foi criado, em 1992, o Agosto Dourado. A campanha foi concebida pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, visando a promoção e apoio ao aleitamento. A cor dourada foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Mas por que é tão simbólico?
É bem simples, na verdade. A amamentação é um importante aliado para a saúde de uma criança. E é através do ato que o recém-nascido fica protegido de infecções ainda nas primeiras horas após o parto, com o alimento mais completo que existe. O colostro é o primeiro leite, rico em anticorpos. Apesar de ser produzido em pequena quantidade, é altamente nutritivo. Após este primeiro, há dois outros: o de transição, que permanece até 15 dias após o parto. Neste, há um aumento da produção e maior teor de gordura. O outro é o maduro, sendo que este apresenta distintas características ao longo da mamada, possuindo vitaminas, minerais e proteínas.
E vale lembrar que o aleitamento exclusivo, durante os seis primeiros meses, é fundamental e considerado o ideal para garantir uma proteção para a vida inteira. O leite materno, além de saciar a fome, contribui para a redução de chances de hipertensão, obesidade e diabetes. Sem contar no efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê e proteção contra doenças fatais, como respiratórias e diarreia. Também vale destacar que não existe leite materno fraco. Uma das lendas que circulam sobre a amamentação é de que o bebê pode ficar mal acostumado, caso não tenha horários pré-definidos para mamar, o que é um grande engano. De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento deve ser sempre que a criança desejar. Outro mito comum é dizer que o leite congelado não tem os mesmos nutrientes, sendo que ele pode ser armazenado, adequadamente, por até 15 dias sem perder as características. Ah! E o tamanho dos seios não impede em nada a produção deste alimento tão precioso.
O que é importante ressaltar é que para uma boa amamentação, a mãe tenha uma alimentação balanceada e saudável, evitando alimentos muito gordurosos, como chocolate, café em excesso e bebidas alcoólicas. No caso do café e do chocolate, se ambos forem consumidos em pequenas quantidades, não irão causar interferência. A questão mesmo é o quanto ingerir. Também é importante a mãe estar descansada para que o estresse não influencie na amamentação, assim como a ansiedade. Ela deve ser feita em um local calmo e tranquilo. Assim, mamãe e bebê só têm a ganhar!
#agosto dourado #aleitamento #colostro #amamentação