#JaneiroBranco: conheça os alimentos que melhoram o humor, a memória e reduzem o estresse!
Você sabe o que são neurotransmissores? São substâncias químicas responsáveis por gerenciar nossas funções: físicas, como frequência cardíaca, sono, respiração e apetite; Psicológicas, influenciando nosso humor e regulando nossas emoções, como medo, alegria, bem-estar, satisfação; e também os vínculos que criamos ao longo da vida com outras pessoas, como os membros da família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. Um dos neurotransmissores que é responsável pelo humor, memória e interações, sendo um forte aliado na luta contra a depressão e doenças psicoterapêuticas, é a serotonina.
Hoje, vamos te mostrar quais os alimentos que vão te auxiliar na produção dessa substância que pode mudar suas relações:
- BANANA
É rica em vitamina B6 e triptofano, combinação que garante energia e melhora o humor. Outras opções são a laranja, o maracujá e a jabuticaba, que também auxiliam no combate ao estresse e aliviam o cansaço.
- UVA
É energética e tem boa dose de vitaminas do complexo B, que favorecem o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonoides da fruta são antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele e combatem o colesterol.
- LARANJA
É rica em vitaminas C e do complexo B, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso. Também contém cálcio, que é relaxante muscular e combate ao estresse. A fruta é energética e hidratante, previne a fadiga e é benéfica ao intestino por causa da quantidade de fibras.
- MASSAS, CEREAIS E PÃES
Eles são ricos em carboidratos e, como são precursores da serotonina, são considerados os guardiões do bom humor. Entretanto, é necessário que exista um cuidado na ingestão desses alimentos, visto que quando comemos açúcar, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente e o pâncreas produz mais insulina do que o normal.
- VERDURAS E LEGUMES
Esses alimentos são excelentes fontes de potássio. Ricos em ácido fólico, eles funcionam como antidepressivos naturais. Encontrado nas verduras escuras, no feijão branco, na laranja, no aspargo, na maçã e na soja, o ácido fólico tem tido sua deficiência associada à depressão em diversos estudos científicos.
- CARNE
Rica em ferro que combate a sensação de fraqueza e previne a anemia. Outras boas fontes de ferro, apesar de ele não ser tão bem absorvido, são as verduras de folhas verde-escuro, o gergelim e as sementes de legumes torradas.
- PEIXES
Excelentes fontes de ômega 3, uma gordura importante na produção dos neurotransmissores, o salmão, o atum, a sardinha e outros peixes de águas profundas contribuem para regular o humor e combater o cansaço e a ansiedade.
- OLEAGINOSAS
Nozes, castanhas e amêndoas contêm selênio, antioxidante que ajuda a diminuir o estresse.
- CHOCOLATE
O chocolate estimula a produção de endorfina e dopamina, ajudando no relaxamento, aliviando o estresse e elevando a disposição mental. Mas deve-se evitar o consumo excessivo. O recomendado é consumir cerca de 30g por dia.
Mas e aí, já sabia que fisiologicamente, a nossa alimentação é ligada também a produção de neurotransmissores positivos, melhorando o humor, a memória e assim, reduzindo o estresse?
Deixe sua opinião aqui nos comentários!