Cura que vem da natureza: conheça os benefícios da fitoterapia na saúde mental
Lembra quando você era criança e que qualquer incômodo, fosse na cabeça, estomacal ou dificuldade para dormir, logo a solução chegava: “toma um chá que melhora!”. Os mais antigos já utilizavam a natureza para combater enfermidades do dia a dia e tinham as plantas como verdadeiros aliados. Hoje, o uso desses recursos continua, mas a forma, essa sim, mudou muito.
São chamados de fitoterápicos, os medicamentos que são obtidos a partir de derivados vegetais e que a atuação deles no organismo é conhecida. São produzidos com matéria-prima vegetal exclusivamente. Vale salientar que não são considerados fitoterápicos, os medicamentos que contém na formulação substâncias ativas isoladas ou associadas com extratos vegetais. Também é importante ressaltar que esses produtos devem ter as suas ações comprovadas por meio de estudos farmacológicos e toxicológicos. E falando em estudos científicos, esses já apontam a utilização desses fármacos com segurança e efetividade clínica, para combater ansiedade, insônia, depressão, entre outras, sendo amplamente usados para o tratamento de doenças mentais. Entre os principais e mais famosos estão:
- Kava-kava - Usada para tratar ansiedade e insônia. É útil em casos de estresse e tem ação relaxante muscular central.
- Passiflora - Ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão, além do chá, tem o princípio ativo utilizado na formulação de alguns medicamentos.
- Valeriana - Esta é conhecida pelo combate à insônia. Suas propriedades são extraídas da raiz e é utilizada para a produção de fitoterápicos, além de também ser usada para preparação de chás e infusões.
- Ginkgo biloba - é usado para dores de cabeça e enxaqueca. Tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes, além de diminuir o estresse.
- Erva-de-são-joão - Sem dúvidas, é a mais eficiente para combater a depressão, sendo utilizada na produção de medicamentos e só pode ser comprada com receita médica.
- Melissa - o chá é uma das formas de consumo mais conhecidas. A Melissa ou Cidreira, como popularmente também é chamada, tem óleos essenciais que acalmam.
Os fitoterápicos são comprovados pela Organização Mundial de Saúde e devem ser usados com recomendação médica, assim como qualquer outro tipo de medicamento. No Brasil, os fitoterápicos precisam ter o número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.