Farmacêutico: profissão milenar presente no dia a dia da população
25 de setembro celebra o Dia Internacional do Farmacêutico. Essa data foi criada com o intuito de lembrar a importância de tal profissional para a sociedade, que sempre está sempre de prontidão para cuidar e preservar a saúde da população. Ela foi instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica em uma conferência na Turquia, no final dos anos 2000.
E diferentemente da imagem de que esses profissionais atuam apenas em farmácias e drogarias, a área de atuação é bastante ampla, com 10 linhas de atuação e cerca de 135 especialidades, indo desde o desenvolvimento de novos medicamentos na indústria farmacêutica até o trabalho em serviços de saúde, atendendo a comunidade diretamente. São tradicionalmente milenares e possuem papel fundamental para a sociedade. Por exemplo, a atuação no Sistema Único de Saúde é imprescindível, estando presente em todo o processo de tratamento do paciente.
Dentro do funcionamento dos governos estaduais, estes profissionais estão inseridos na assistência farmacêutica, farmácia hospitalar, em compras e armazenamento, dispensação de medicamentos, além de fazerem parte também das equipes de vigilâncias sanitária e epidemiológica e serem responsáveis pela manipulação de oncológicos. Sem contar que o farmacêutico é um sanitarista por excelência e contribui para a proteção da sociedade sobre os efeitos indesejáveis dos medicamentos que, quando usados sem a devida orientação, podem ser danosos à saúde.
Outra importante área de atuação é na Citologia. Nesta, o especialista na área participa do início do diagnóstico, sendo responsável pela análise de material, quando se suspeita de um tipo de tumor. No câncer do Colo uterino, por exemplo, o citopatologista emite o laudo que dará o direcionamento para o melhor tratamento. Também é evidenciar lesões malignas e pré-malignas e infecção por diversos agentes microbiológicos. Além do trabalho para o cuidado e tratamento de enfermidades, o farmacêutico também trabalha com procedimentos invasivos não cirúrgicos para fins estéticos, responsável pela aplicação de técnicas e pelo uso de recursos terapêuticos. O objetivo é proporcionar saúde e bem-estar aos pacientes, com um contato mais direto.
Ufa! Texto um pouquinho longo, mas é legal saber a quantidade de coisas que os Farmacêuticos podem fazer, né? Sabia de todas essas informações? Agora que você já está por dentro, que tal parabenizar o profissional mais perto? Ah! E aqui no CCE Cursos, para quem já tem graduação na área, temos quatro especializações. Farmacêutico, vem escolher a sua! E, claro, parabéns pelo seu dia!