MITOS E VERDADES SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS
O transtorno mental, também chamado de doença mental ou distúrbio psiquiátrico, é reconhecido através de um diagnóstico feito por um profissional da área. E isso refere-se a um padrão de comportamentos e/ou ações que podem causar sofrimento ou uma má relação com a própria vida. Os transtornos mentais podem ser classificados em tipos, e os mais comuns estão relacionados à ansiedade, transtorno compulsivo, depressão, personalidade, entre outros. Não há como prevenir de forma efetiva o transtorno mental. Contudo, investir no bem-estar individual e das pessoas em volta ajuda a melhorar a qualidade de vida.
Conheça a seguir mitos e verdades sobre transtornos mentais:
POSSUIR ALGUM TIPO DE TRANSTORNO MENTAL É SINAL DE FRAQUEZA?
MITO: Não podemos acarretar uma gama de fatores genéticos, ambientais, alterações químicas cerebrais como algo que invalida nossa existência. Entender o que se tem e procurar ajuda profissional é o melhor caminho. Não é sinal de fraqueza precisar de apoio!
TODOS PRECISAM DE TERAPIA?
MITO: Não existe uma regra clara acerca de quem precisa ou não de cuidados psiquiátricos. O mais comum são pessoas que passam por algum grau de sofrimento ou algo semelhante procurarem por um profissional da área. Mas a terapia não é restrita a quem tem um problema psíquico, ela pode contribuir de maneira ativa trazendo benefícios a quem procura um tratamento.
APOIO FAMILIAR É NECESSÁRIO NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO AOS PROBLEMAS PSÍQUICOS?
VERDADE: Família deve ser acolhimento e apoio! Ter em volta pessoas que nos apoiam é de extrema importância. Portanto, a presença de familiares e amigos em momentos que carecem de ajuda deve ser vista como um ato indispensável para a eficiência do tratamento psiquiátrico. Além de que, a família também precisa de uma rede de apoio para aprender a lidar com o seu parente.